Li Keqiang: Governo Central quer manter “Um país, dois sistemas” e impulsionar prosperidade de Macau e HK

por Viviana Chan
TDM Rádio Macau

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, salientou hoje a necessidade de manter o princípio “Um País, Dois Sistemas” e impulsionar a prosperidade e estabilidade a longo prazo de Macau e Hong Kong.

Declarações na apresentação do relatório de trabalho do Governo Central, que aconteceu na abertura da Assembleia Popular Nacional.  Li Keqiang afirmou que o Governo Central vai continuar a apoiar Hong Kong e Macau no crescimento das economias das duas regiões, melhorar a vida das pessoas e manter a prosperidade e estabilidade a longo prazo das duas regiões.

O primeiro-ministro adiantou também que a China projecta um crescimento de 5% para a economia em 2023. Mais dois pontos percentuais em relação aos 3% de crescimento do PIB no ano passado, quando a economia chinesa foi fortemente atingida pela contração provocada pela Covid-19. Entre as outras metas estabelecidas para este ano: a manutenção da inflação em 3% e a criação de 12 milhões de postos de trabalho nos grandes centros urbanos. Ao dirigir-se aos delegados no Grande Salão do Povo em Pequim, o primeiro-ministro destacou os esforços para manter a estabilidade económica em 2022, um ano de grandes desafios, disse Li Keqiang. Ouça a declaração do primeiro-ministro Chinês.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!