Atletas ucranianos mortos nas trincheiras: números avassaladores

por Gonçalo Lopes

“Na última semana mais de 10 jovens atletas ucranianos foram mortos em Bakhmut”. A frase, proferida a 7 de fevereiro deste ano, pertence a Olha Saladukha, atleta ucraniana, campeã europeia do triplo salto.

Ao cabo de um ano da invasão da Ucrânia pela Rússia, 10 pode parecer apenas um número. Mas, reflete com tremenda violência que uma guerra não escolhe vítimas e todos podem ser vítimas.

O facto é que os números totais são mais avassaladores. Ao cabo de um ano de conflito, segundo as autoridades ucranianas, os ataques russos provocaram a morte de 231 atletas e treinadores. E foram ainda a causa da destruição de 343 instalações desportivas em solo ucraniano.

A guerra começou a 24 de fevereiro de 2022 e as notícias dando conta da morte de desportistas não tardaram a surgir. Uma semana depois da Rússia invadir a Ucrânia, os primeiros nomes chegaram às notícias de todo o mundo: os futebolistas Vitalii Sapylo (21 anos) e Dmytro Martynenko (25 anos). Sapylo morreu em combate, enquanto servia o exército ucraniano. Dmytro Martynenko morreu na sequência de um bombardeamento russo que atingiu o apartamento da família.

Leia mais em O Jogo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!