Início Angola Xi Jinping pede uma comunidade China-África de alto nível

Xi Jinping pede uma comunidade China-África de alto nível

O presidente chinês, Xi Jinping, disse no sábado que está pronto para trabalhar com os líderes dos países africanos para construir uma comunidade China-África de alto nível com um futuro compartilhado.

Sede dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da África em Addis Abeba, Etiópia.

O estadista fez ainda a promessa em sua mensagem à 36ª Cúpula da União Africana (UA), na qual estendeu as felicitações aos países africanos e ao povo africano pela abertura da cúpula.

Leia também: Angola é o maior devedor africano à China e dívida deve ser “prioridade global”

O principal responsável pelo gigante asiático disse que a UA, no ano passado, uniu e liderou os países africanos para enfrentar os desafios globais, acelerar o desenvolvimento da Área de Livre Comércio Continental Africana e desempenhar um papel importante na mediação de questões destacadas na África, o que impulsionou o status e a influência internacionais da África.

O presidente chinês também expressou sua sincera esperança de que os países e povos africanos alcancem maior sucesso em seu caminho de desenvolvimento e revitalização.

As relações China-África mantiveram um bom ímpeto no desenvolvimento em 2022, observou Xi, dizendo que a cooperação sino-africana está avançando de forma constante, abrangente, de vários níveis e de alta qualidade, o que assume a liderança na colaboração internacional com a África.

Leia também: EUA diz que China e Rússia desestabilizam a África e recebe líderes do continente

O mesmo responsável disse estar disposto a trabalhar com os líderes africanos para aumentar ainda mais a cooperação amistosa entre a China e a África e facilitar a coordenação em assuntos internacionais e regionais.

*Com Xinhua

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!