Angola e Rússia definem passos para intensificar a cooperação estratégica - Plataforma Media

Angola e Rússia definem passos para intensificar a cooperação estratégica

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergey Lavrov, que falou à imprensa no final da audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, referiu que teve um “diálogo muito prolongado e consistente” com o estadista angolano, onde foi analisado, com detalhes, as relações bilaterais entre os dois países.

“Temos intenção e manifestamos a prontidão recíproca para desenvolver estas relações em vários domínios e fazemo-lo como qualquer parceiro normal no espaço das relações internacionais”, disse Sergey Lavov.

O chefe da diplomacia russa adiantou que entre as acções a serem desenvolvidas, destaque recai para a realização da reunião intergovernamental mista para cooperação económica, comercial e técnico-científica, agendada para Abril, em Luanda.

A Comissão mista Intergovernamental de Cooperação Económica, Técnico-científica e Comercial Angola-Rússia reuniu-se, em 2021, e passou em revista os vários acordos e protocolos de cooperação rubricados no final da reunião, incluindo uma Declaração Conjunta em que se realça o desejo de manter e incrementar a cooperação histórica e estratégica entre os dois Estados.

Na ocasião, os dois países manifestaram o interesse em reforçarem e diversificarem a cooperação nos domínios de Energia e Petróleo e Gás, mediante a criação de parcerias público-privadas.

O chefe da diplomacia russa disse que abordou, também, com o Presidente João Lourenço a preparação da Cimeira dos BRICS (bloco económico composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontece no final de Agosto, em Durban, na África do Sul, onde se espera convidar vários líderes africanos, incluindo o Presidente João Lourenço.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
Política

Rússia considera EUA "principal fonte de ameaça à segurança e paz internacional"

Política

Quem é Evan Gershkovich, jornalista norte-americano preso na Rússia?

PolíticaPortugal

PM de Portugal alerta que é preciso prevenir "consequências indesejadas" de sanções à Rússia

Política

Rússia admite estar em conflito aberto com os Estados Unidos

Assine nossa Newsletter