Início » Ritmos do Carnaval e xinguilamento marcam as celebrações dos 447 anos

Ritmos do Carnaval e xinguilamento marcam as celebrações dos 447 anos

Para marcar o dia, o grupo carnavalesco União Mundo da Ilha realiza hoje, no Memorial António Agostinho Neto, um espectáculo.

O vice-presidente da Associação dos Naturais e Amigos da Ilha do Cabo (Anazanga), João Manuel, disse, segunda-feira, que vão aproveitar o convite do Governo Provincial de Luanda para mostrar que as tradições locais ainda continuam vivas entre as novas gerações.

Durante a homenagem, contou, vão ser apresentadas algumas peças que prestigiam a arte e a cultura do povo ilhéu, com principal realce para o Carnaval e o xinguilamento, prática que é parte dos costumes de Luanda, para venerar algo ou afastar o mal. O xinguilamento, esclareceu, serve ainda para abençoar qualquer tipo de actividade.

Actualmente sem realizarem muitas actividades para saudar as festas da cidade de Luanda, a ANAZANGA, adiantou, pretende recuperar, ainda este ano, parte da mística das “festas da ilha”, nas quais as bessanganas eram uma referência.

“Antes, as actividades decorriam até muito tarde. Cada um fazia a festa de forma diferente. Hoje, o acto perdeu parte do peso, para os demais habitantes da capital. Mas para os ilhéus não. Muitos continuam em busca da identidade cultural e tradicional”.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!