Zelensky critica dúvidas da Alemanha sobre fornecer tanques à Ucrânia

por Gonçalo Lopes

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, criticou a Alemanha nesta quinta-feira (19) por hesitar em entregar tanques ao seu país, dizendo que não era uma “boa estratégia”.

“Há momentos em que você não deve duvidar ou se comparar. Alguém disse ‘eu dou tanques se outra pessoa também fizer'”, disse Zelensky, em um discurso por videoconferência à margem do Fórum de Davos.

O presidente ucraniano se referia a reportagens da imprensa segundo as quais Berlim entregaria tanques se os Estados Unidos dessem veículos Abrams.

Mas, por enquanto, Washington não está disposto a fornecer esses tanques mais avançados, disse uma autoridade do Pentágono na quarta-feira.

“Não acho que seja uma boa estratégia”, lamentou o presidente ucraniano, que quer aumentar a pressão sobre Berlim para autorizar a entrega de tanques Leopard, tanques de guerra muito potentes.

No seu discurso, o líder ucraniano também reiterou que o objetivo é “libertar todos os nossos territórios”, incluindo a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

“A Crimeia é nossa terra, nosso território, nosso mar e nossas montanhas. Deem-nos suas armas e teremos nossa terra de volta”, disse ele a seus aliados ocidentais.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!