De carro para a Grande Baía

por Mei Mei Wong
Meimei Wong

O novo plano de circulação de veículos de Macau na província de Guangdong poderá facilitar a integração na Área da Grande Baía. Deputado local indica que condutores locais têm tido problemas técnicos e burocráticos no registo

À meia-noite de 1 de janeiro, depois de passar por um canal automático “one-stop” na Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau no Porto de Zhuhai, o Sr. Cheng conduziu o seu veículo de matrícula única de Macau em direção ao Continente. Teve a honra de ser o primeiro veículo de Macau a entrar no país desde a implementação da política de “Circulação de veículos de Macau na província de Guangdong”.

Leia também: Veículos de Macau aceites em Guangdong a partir de Janeiro

O diretor da Administração Provincial dos Transportes de Guangdong, Deng Zhengyu, anunciou que esta é uma das principais políticas do estado para apoiar o desenvolvimento de Macau e promover a construção da Grande Baía.

“A implementação oficial da política facilitou muito a circulação de veículos entre Guangdong e Macau”, disse.

A Área da Grande Baía (GBA) compreende as duas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau e nove cidades da Província de Guangdong, nomeadamente Guangzhou, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing.

O desenvolvimento da Área da Grande Baía é um importante objetivo estratégico para a China, pretendendo aprofundar ainda mais a cooperação entre Guangdong, Hong Kong e Macau, promover a sinergia económica regional e construir uma área metropolitana de alto nível. Para já, os proprietários de veículos de Macau com idade igual ou superior a 18 anos que sejam titulares de salvo-conduto para deslocação ao Interior da China destinado a residentes de Hong Kong e Macau devem requerer e agendar uma autorização especial na de Macau no site ou aplicação móvel da província de Central de Circulação de Veículos Guangdong.

Leia também: Rumo à “excelência”, à “Grande Baía” e à “Lusofonia”

O deputado de Macau, Lei Leong Wong, apontou que surgiram vários problemas com a aplicação móvel na fase inicial do plano e sugeriu que as autoridades continuem atentas ao uso do sistema de aplicações e recolham opiniões de utilizadores como referência para alterações e melhoramentos em tempo útil.

Antes da introdução da política de “Circulação de veículos de Macau na província de Guangdong”, os condutores de veículos não comerciais (9 lugares ou menos) em Macau podiam obter uma “matrícula única de Hengqin”, mediante pedido, e podiam entrar e sair de Hengqin apenas com carta de condução de Macau. Lei Leong Wong indicou que muitos residentes que já solicitaram a “matrícula única de Hengqin” e esperam que as duas políticas possam ser sincronizadas, sugerindo que as autoridades locais continuem a comunicar e coordenar com as autoridades relevantes do continente a otimização do sistema.

De acordo com a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego, os proprietários em causa devem cancelar primeiramente a qualificação para a circulação de veículos de Macau na Ilha de Hengqin ou a dupla matrícula de Guangdong e Macau e só depois apresentar o requerimento para “Circulação de veículos de Macau na província de Guangdong”.

Os veículos podem, via Posto Fronteiriço de Zhuhai da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau entrar e sair de Guangdong múltiplas vezes, desde que o período da estadia não exceda a validade da licença; a permanência por cada entrada em Guangdong não seja superior a 30 dias consecutivos e a permanência anual não seja superior a 180 dias acumulados. As autoridades estimam que cerca de 80.000 veículos em Macau poderão candidatar-se.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!