Início » Morreu Bento XVI, o Papa emérito

Morreu Bento XVI, o Papa emérito

O Papa emérito Bento XVI morreu neste sábado, aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde vivia há cerca de dez anos. Bento XVI , cujo nome de batismo é Joseph Ratzinger, foi eleito para presidir os destinos da Igreja Católica em 2005, sucedendo a João Paulo II. Renunciou em 2013, sendo desde então Papa emérito.

“O corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro no Vaticano para a despedida dos fiéis” a partir de segunda-feira, revela o gabinete de imprensa da Santa Sé.

Joseph Aloïs Ratzinger nasceu a 16 de abril de 1927, em Marktl am Inn, uma aldeia alemã da Alta Baviera, junto ao rio Inn e perto da fronteira austríaca. Foi batizado com escassas quatro horas de vida, às 8.30 da manhã, porque, dizem algumas biografias, era franzino e os pais temiam que morresse. Era sábado Santo e, na época, não existia ainda a festa da vigília pascal, de modo que a água que iria depois ser usada, ao longo do ano, em todos os batismos, era abençoada de manhã. Ratzinger foi a primeira criança a receber esta “água nova”, como a Igreja lhe chama, o que era considerado, diz o próprio Ratzinger na sua autobiografia, “um importante sinal premonitório”.

Os seus pais chamavam-se Maria e Joseph e tinham já tido uma rapariga – Maria, como a mãe – e um outro rapaz, Georg. O bebé que viria a ser Papa recebeu o nome de batismo de um tio-avô paterno, mais tarde doutorado em Teologia e deputado no parlamento regional.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!