Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 49%

por Gonçalo Lopes

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau, nos primeiros onze meses do ano, subiram 49%, em comparação com igual período de 2021, indicam dados oficiais hoje divulgados.

O valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região administrativa especial chinesa entre janeiro e novembro deste ano foi de 958 milhões de patacas (111 milhões de euros), de acordo com um comunicado da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Já o montante importado de mercadorias de Macau pelo bloco lusófono desceu 74,2% em termos anuais, no valor de dois milhões de patacas (233 mil euros).

A balança comercial de novembro registou um défice de 11,57 mil milhões de patacas (1,36 mil milhões de euros), referiu a DSEC.

Entre janeiro e novembro deste ano, os valores da exportação atingiram 12,7 mil milhões de patacas (1,4 mil milhões de euros), ou seja, mais 6,4% do que no mesmo período do ano passado, e o valor da importação de mercadorias alcançou 127,9 mil milhões de patacas (14,9 mil milhões de euros), numa queda de 8,1 em termos anuais.

O défice da balança comercial nos onze primeiros meses de 2022 cifrou-se em 115,2 mil milhões de patacas (13,4 mil milhões euros), menos 12 mil milhões de patacas (1,4 mil milhões de euros) face ao período homólogo do ano transato, acrescentou a DSEC.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!