Partido único da Coreia do Norte começa plenário para definir política em 2023 - Plataforma Media

Partido único da Coreia do Norte começa plenário para definir política em 2023

A primeira sessão do plenário do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte arrancou hoje com a presença do líder do país, Kim Jong-un, para planear a política externa e económica do regime para 2023.

“Este encontro surge num momento histórico em que todo o partido, todo o país e todo o povo estão empenhados em travar uma luta vigorosa no novo ano de 2023”, indicou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

Na véspera decorreu a sexta reunião plenária da oitava comissão central do Partido dos Trabalhadores para discutir objetivos para o próximo ano, numa altura de “dificuldades imprevisíveis que ameaçam constantemente a existência e o desenvolvimento” do país, acrescentou a KCNA.

A agenda do plenário inclui cinco pontos principais: revisão das principais políticas estatais deste ano, plano de trabalho para 2023, implementação do orçamento do corrente ano e projeto de orçamento para o próximo ano.

Sobre o primeiro ponto, Kim Jong-un referiu “êxitos e descobertas” do país através de uma “luta sem precedentes, dura e feroz neste ano”.

O líder norte-coreano apontou os principais objetivos a serem alcançados em setores essenciais, como nas indústrias metalúrgica, química, elétrica, de extração de carvão e transformadora, e em outros campos, como na construção e na agricultura.

O início da sessão plenária aconteceu depois de vários ‘drones’ [aparelhos aéreos não tripulados] norte-coreanos terem atravessado, na segunda-feira, a fronteira com o Sul.

O exército sul-coreano disse ter destacado aviões de combate e helicópteros para destruir os aparelhos norte-coreanos, tendo, em seguida, enviado ‘drones’ para o Norte para efetuar operações de reconhecimento.

O envio destes ‘drones’ e o início da reunião do partido único acontecem num momento de grande tensão na península coreana, devido ao número recorde de testes de armas que Pyongyang realizou este ano e às manobras militares conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Política

Coreia do Norte diz que voltou a testar 'drone' de ataque nuclear submarino

Política

Kim Jong-un dirigiu simulação de contra-ataque nuclear

Política

Seul acusa Coreia do Norte de testar míssil balístico em direção ao seu mar oriental

MundoPolítica

Coreia do Norte acusa EUA de agravar tensão de forma deliberada

Assine nossa Newsletter