Zelensky pede mais armas e gás para Ucrânia a países do G7

por Viviana Chan
ISTOÉ/AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu nesta segunda-feira (12) aos países do G7 o envio de mais armas e gás à Ucrânia, assolada pela chegada do inverno com uma infraestrutura muito atingida pelos ataques russos.

“A Ucrânia precisa de tanques modernos (…), de artilharia, canhões e obuses”, além de mísseis de longo alcanço, enumerou Zelensky aos países do G7 reunidos por videoconferência, segundo declarações divulgadas pela presidência ucraniana.

O líder ucraniano se queixou da vantagem militar da Rússia em matéria de artilharia e mísseis.

“É um fato”, afirmou Zelensky.

Há vários meses, os ocidentais entregam a Kiev grandes volumes de armamento, incluindo lança-foguetes americanos de alta precisão Himars e canhões franceses Caesar.

Seu impacto ficou visível no campo de batalha, onde a Ucrânia tem invertido gradualmente o equilibro de poder: em setembro, os soldados ucranianos forçaram a retirada dos russos de boa parte do nordeste do país, na região de Kharkiv. No início de novembro, expulsaram as forças de Moscou da cidade de Kherson, no sul, principal reduto da ofensiva russa iniciada no fim de fevereiro.

Leia mais em: ISTOÉ

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!