Rússia acusa Kiev de ataque e responde com chuva de mísseis

por Gonçalo Lopes

As sirenes antiaéreas voltaram a soar esta segunda-feira em toda a Ucrânia, após a Rússia lançar a oitava ronda de mísseis contra as infraestruturas do país. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a maioria foi intercetada pelos sistemas de defesa – 60 dos 70 mísseis, especificaram mais tarde os militares. Ainda assim, pelo menos duas pessoas morreram e há registo de novos cortes de eletricidade. A nova chuva de mísseis surgiu depois de explosões terem sido registadas em duas bases aéreas russas. Moscovo apontou o dedo a Kiev e disse que o ataque foi efetuado com recurso a drones, tendo três soldados morrido e dois aviões ficado danificados.

Segundo o Ministério da Defesa russo, drones “soviéticos” voaram a baixa altitude para atingir as bases aéreas de Dyagilevo, na região de Ryazan, e de Engels-2, em Saratov. Ambas ficam a mais ou menos 600 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Em comunicado, citado pela Russia Today, o ministério alega que os drones foram detetados e abatidos, mas a queda e a explosão dos destroços causaram danos “ligeiros” em dois aviões, matando três soldados e mais quatro feridos.

Falando de um “ato terrorista”, o comunicado diz que Moscovo respondeu com um ataque de mísseis contra centros de comando militares e de comunicação, a indústria da Defesa e a o setor elétrico da Ucrânia. O Ministério da Defesa russo alega que atingiu “todos os 17 objetivos” previstos no ataque. Os ucranianos dizem contudo ter intercetado a maioria desses mísseis. “As forças de Defesa aérea abateram a maioria dos mísseis. Os engenheiros já começaram a restaurar a eletricidade. O nosso povo nunca desiste”, indicou Zelensky num curto vídeo nas redes sociais.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!