OMS muda nome da varíola dos macacos para ‘mpox’

por Viviana Chan
ISTOÉ

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (28) que vai rebatizar a varíola dos macacos como “mpox”, uma abreviação de “monkeypox”, nome da doença em inglês.

O objetivo é evitar estigmatizações pela associação desse tipo de varíola com símios, embora hoje os roedores sejam os principais hospedeiros do vírus.

Segundo a entidade, o surto da doença iniciado neste ano fez surgir uma “linguagem racista e estigmatizante” em diversos ambientes.

“Após uma série de consultas com especialistas globais, a OMS vai começar a usar o termo preferencial ‘mpox’ como sinônimo para varíola dos macacos. Os dois nomes serão usados simultaneamente por um ano, enquanto o termo varíola dos macacos é eliminado gradualmente”, afirmou a entidade.

O prazo de um ano serve para “mitigar as preocupações levantadas pelos especialistas” sobre uma possível “confusão causada por uma mudança de nome no meio de uma epidemia global”.

O termo “varíola dos macacos” se devia ao fato de o vírus ter sido descoberto em colônias de símios, em 1958. O patógeno foi identificado em humanos pela primeira vez em 1970, na República Democrática do Congo.

Até o momento, a OMS contabiliza mais de 81 mil casos confirmados e 55 mortes em 110 países no atual surto, sendo que os homens respondem por mais de 95% dos contágios. As nações com mais casos em números absolutos são Estados Unidos (29 mil), Brasil (9,9 mil) e Espanha (7,4 mil). (ANSA).

Leia mais em: ISTOÉ

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!