A luta da Austrália para salvar a Grande Barreira de Coral - Plataforma Media

A luta da Austrália para salvar a Grande Barreira de Coral

Os esforços da Austrália para salvar a Grande Barreira de Coral ainda não conseguem proteger o maior sistema de recifes de corais do Mundo da poluição e das mudanças climáticas.

O alerta partiu de especialistas internacionais, que pediram mais medidas urgentes para que se possa salvar a tempo este património de valor incalculável.

“Apesar dos esforços de ciência e gestão feitos pela Austrália nos últimos anos, a Grande Barreira de Corais sofre de forma significativa os impactos das mudanças climáticas”, disseram Eleanor Carter da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e o representante da UNESCO, Hans Thulstrup.

O Governo australiano anunciou em janeiro um pacote de biliões de dólares para proteger o recife, sete anos após o lançamento do plano “Reef 2050”.

Mas os especialistas apontam que a capacidade de recuperação se encontra substancialmente comprometida, faltando “metas claras” e a “implementação total” de várias medidas, especialmente no que diz respeito à qualidade da água e atividades pesqueiras.

A Austrália informou em maio que 91% dos corais foram danificados pelo branqueamento após uma prolongada onda de calor no verão, um processo que aumenta as taxas de mortalidade dos corais afetados.

Assine nossa Newsletter