Cessar-fogo na RDC começa a vigorar a partir de sexta-feira - Plataforma Media

Cessar-fogo na RDC começa a vigorar a partir de sexta-feira

A decisão vem expressa no comunicado final da reunião, realizada por iniciativa do Chefe de Estado, João Lourenço, e teve a participação dos Presidentes da RDC, Félix Tshisekedi, e do Burundi, Évariste Ndayishimiye. Paul Kagame, do Rwanda, foi o grande ausente da Mini-Cimeira de Luanda, e foi representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Vicent Biruta.

Os Chefes de Estado acordaram, caso o M23 negue cessar as hostilidades e retirar-se dos territórios ocupados, optar pela intervenção da Força Regional contra este movimento armado, conforme decisão do Processo de Nairobi e as conclusões saídas da reunião extraordinária dos chefes de Estado-Maior das Forças Armadas da Comunidade da Àfrica Oriental (CAO), realizada em Bujumbura, no início deste mês.

Os chefes do Estado-Maior das Forças Armadas da CAO, no final da sua reunião extraordinária, em Bujumbura, decidiram, na altura, que as forças do M23 deveriam retirar-se das zonas ocupadas e regressar às suas posições iniciais.

Leia mais em Jornal de Angola

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
AngolaPolítica

Paz na RDC junta hoje em Luanda Paul Kagame e Félix Tshisekedi

AngolaPolítica

“Estou optimista quanto à solução do conflito entre o Rwanda e a RDC, porque já foram dados passos positivos para a sua resolução”

AngolaPolítica

Félix Tshissekedi encoraja João Lourenço a prosseguir com acções de paz na RDC

AngolaPolítica

Presidente João Lourenço elogiado por “aliviar tensões” entre RDC e Rwanda

Assine nossa Newsletter