Paz na RDC junta hoje em Luanda Paul Kagame e Félix Tshisekedi - Plataforma Media

Paz na RDC junta hoje em Luanda Paul Kagame e Félix Tshisekedi

Na qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana (UA) e de presidente em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), João Lourenço, convidou os Chefes de Estado Paul Kagame do Rwanda, Félxi Tshisekedi da RDC, Évatiste Ndayishimiye do Burundi e o an-tigo Presidente do Quénia Uhuru Keniatta.

João Lourenço informou a União Africana, durante a reunião da Mesa da Assembleia Geral, realizada, este mês, por vídeo conferência, que o diálogo é a única via para a solução do conflito na RDC e o restabelecimento das boas relações entre so dois países.

No encontro de hoje, os Chefes de Estado mais o antigo Presidente do Quénia vão apreciar, em profundidade, o dossier RDC, cujos últimos acontecimentos levaram ao agravamento da situação no Leste daquele país e tiveram como consequência política a expulsão do embaixador do Rwanda de Kinshasa.

Após uma visita de trabalho do Chefe de Estado aos homólogos do Rwanda e da RDC, ficou acordado, este mês, que as partes haviam de trabalhar para uma concertação no âmbito da mediação angolana. Assim, os Governos da República Democrático do Congo (RDC) e do Rwanda reconheceram que a solução política para a crise de segurança que se vive, neste momento, na região Leste da RDC, é o Roteiro de Luanda, documento aprovado durante a cimeira tripartida da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que abordou, na capital angolana, no dia 6 de Julho deste ano, o processo de pacificação naquela zona.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaPolítica

Relação Portugal-Angola entrou numa fase de maturidade

AngolaSociedade

Ritmos do Carnaval e xinguilamento marcam as celebrações dos 447 anos

AngolaSociedade

Hospitais de Luanda criam condições para celebrar Ano Novo com pacientes

AngolaPolítica

Morreu general angolano “Kamorteiro” que assinou acordos de paz em 2002

Assine nossa Newsletter