Assembleia Geral adopta resolução sobre cooperação entre a ONU e a CPLP - Plataforma Media

Assembleia Geral adopta resolução sobre cooperação entre a ONU e a CPLP

O documento A/77/L.14 foi apresentado pela Representante Permanente da Missão da de Angola junto da ONU, embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária, Maria Ferreira, falando em nome da CPLP, na qualidade de presidente do grupo de Estados membros em Nova Iorque.

Na ocasião, a diplomata precisou que a CPLP é um espaço unido pelo uso comum da língua portuguesa e dá primazia à paz, à democracia e ao Estado de direito, ao respeito pelos direitos humanos, à justiça social e aos laços culturais.

Avançou que a resolução destaca a língua portuguesa nos assuntos internacionais e regista o compromisso político da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em promover a língua portuguesa em organizações internacionais e regionais, incluindo as Nações Unidas e suas agências especializadas, fundos e programas.

Segundo a diplomata angolana, o documento apresenta os resultados da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa realizada em Luanda, nos dias 17 e 18 de Julho de 2021, subordinada ao tema “Construção e Reforço de um Futuro Comum e Sustentável”.

“A Comunidade comprometeu-se a continuar a promover o diálogo político, trocar experiências e cooperar para fortalecer o compromisso e a parceria para a promoção e implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos Estados membros da Comunidade, tendo em conta o reforço da solidariedade partilhada, centrada nas necessidades das mais pessoas vulneráveis”, salientou.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
EconomiaLusofonia

Conselho de Ministros extraordinário da CPLP em março para integrar cooperação económica

LusofoniaSão Tomé e Príncipe

Governo são-tomense trabalha para a presidência da CPLP

Mundo

Alcançado acordo histórico sobre biodiversidade

MundoSociedade

ONU anuncia que mais de 81 mil mulheres e meninas foram assassinadas em 2021

Assine nossa Newsletter