Em Kiev, Sunak anuncia pacote de defesa aérea para a Ucrânia

por Viviana Chan
ISTOÉ

“O primeiro-ministro britânico encontra Zelenski, reafirma apoio de seu país e promete envio de 50 milhões de libras em equipamentos bélicos, incluindo radares e sistemas antidrones.

O novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, fez neste sábado (19/11) sua primeira visita a Kiev, prometendo continuar o mesmo firme apoio do Reino Unido à Ucrânia fornecido por seus predecessores e anunciando um novo pacote de defesa aérea para ajudar a abater drones russos.

“O Reino Unido sabe o que significa lutar pela liberdade”, afirmou Sunak no Twitter. “Continuamos com vocês.”

Sunak disse em um comunicado que seu país fornecerá um novo pacote de 59 milhões de dólares americanos (320 milhões de reais) que inclui armas antiaéreas e tecnologia, como radares para combater ataques de drones.

O Reino Unido também disse que vai intensificar o treinamento que fornece às forças armadas da Ucrânia. “Enquanto as forças armadas da Ucrânia conseguem repelir as forças russas em terra, civis estão sendo brutalmente bombardeados do ar”, disse Sunak em seu comunicado.

Apoio humanitário

“Hoje estamos fornecendo uma nova defesa aérea, incluindo armas antiaéreas, equipamentos de radar e antidrone e incrementando o apoio humanitário para o inverno frio e rigoroso que se avizinha”, afirmou o premiê britânico.

Sunak prometeu 14 milhões de dólares americanos (77 milhões de reais) ao Programa Mundial de Alimentos da ONU e 4,7 milhões de dólares americanos (25,6 milhões de reais) à Organização Internacional para as Migrações, que fornecerá geradores, abrigos, acesso a água e clínicas móveis de saúde, informa a nota do governo britânico.

Leia mais em: ISTOÉ

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!