Republicanos recuperam câmara de representantes dos EUA - Plataforma Media

Republicanos recuperam câmara de representantes dos EUA

Depois de ter perdido a hipótese de recuperar o senado, o Partido Republicano conseguiu uma ligeira minoria na câmara baixa do Congresso, muito longe da “onda vermelha” (a cor do partido), prometida pelo ex-presidente Donald Trump como desfecho das eleições intercalares que decorreram no passado dia 08.

Com alguns círculos eleitorais ainda por esclarecer, os republicanos atingiram na quarta-feira os 218 lugares que garantem a maioria na câmara de representantes, suficiente para criar dificuldades à agenda política de Joe Biden, nos próximos dois anos.

Com este resultado, o Congresso dos EUA regressa ao modelo de “casa dividida”, com o senado controlado pelos democratas e com a câmara de representantes liderada pelos republicanos.

O Partido Republicano não esperou pelos resultados finais para começar a escolher o líder da maioria na câmara baixa do Congresso, tendo indicado o nome de Kevin McCarthy para substituir a democrata Nancy Pelosi.

Leia mais em Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: English