Início » Biden elogia Angola na defesa do meio ambiente

Biden elogia Angola na defesa do meio ambiente

O estadista norte-americano discursava na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP27), que decorre no Centro Internacional de Convenções Tonino Lamborghini Sharm el-Sheikh, na República Árabe do Egipto.

Joe Biden ressaltou, na ocasião, o facto de Angola engrossar a lista de países beneficiários do projecto de facilitação para adaptação às alterações climáticas, baseado na transparência, parceria, protecção aos trabalhadores e ao ambiente.

Um dos muitos projectos já em andamento e com resultados satisfatórios, enfatizou Joe Biden, é a parceria entre as empresas norte-americanas e o Governo de Angola, consubstanciado num investimento de dois biliões de dólares para a construção de novos projectos solares em Angola.

O Presidente Joe Biden aludiu, também, ao acordo assinado, em Washington, em Setembro último, entre o Ministério da Energia e Águas e a Sun Africa, empresa norte-americana que actua no sector das Energias Renováveis, em acto testemunhado pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Na sua intervenção, o estadista norte-americano pediu, por outro lado, para que todos os países reduzam as emissões de gases com efeito estufa, assegurando que os Estados Unidos da América estão a fazer a sua parte na luta para limitar o aquecimento global.

Realçou, também, a necessidade de todos os países fazerem mais, renovar e elevar as respectivas ambições climáticas.

Perante uma audiência de mais de mil personalidades participantes na COP27, a decorrer até 18 deste mês, Joe Biden lembrou que o seu país está a disponibilizar 150 milhões de dólares em iniciativas que apoiam especificamente os esforços de adaptação climática em toda a África, incluindo o exercício de adaptação que o Egipto e os Estados Unidos lançaram juntos, em Junho.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!