Um Biden "mais forte" reúne-se com Xi Jinping - Plataforma Media

Um Biden “mais forte” reúne-se com Xi Jinping

O presidente dos EUA, Joe Biden, admitiu este domingo estar numa posição “mais forte” para a sua reunião na segunda-feira com o homólogo chinês, Xi Jinping, depois de os democratas terem conseguido manter o controlo do Senado. A maioria na Câmara dos Representantes continuava em aberto, mas a onda republicana que alguns antecipavam acabou por não se confirmar – apesar de eles serem os favoritos.

“Sinto-me bem e estou ansioso pelos próximos dois anos”, disse Biden ainda no Camboja, na véspera do encontro com Xi à margem da cimeira do G20 em Bali, na Indonésia – onde o grande ausente é o líder russo, Vladimir Putin. “Sei que estou a chegar mais forte”, referiu aos jornalistas. “Conheço Xi Jinping, ele conhece-me”, explicou, dizendo que sempre tiveram “discussões sinceras”. O líder chinês também chega ao encontro depois do Congresso do Partido Comunista Chinês, no qual reforçou o seu estatuto e abriu a porta a um histórico terceiro mandato à frente do país.

As expectativas são contudo baixas para este frente-a-frente, não estando sequer previsto um comunicado conjunto entre ambos. Este será o primeiro encontro entre os dois líderes em pessoa desde que Biden chegou à Casa Branca – estiveram juntos quando ele era vice-presidente de Barack Obama. Já mantiveram contudo pelo menos cinco contactos por videoconferência – o último dos quais em julho, dias antes da polémica visita da líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
Política

Joe Biden e líderes africanos discutem novas parcerias

ChinaPolítica

Xi Jinping assegura que “não existem conflitos” entre China e Europa

ChinaPolítica

Xi Jinping diz que mentalidade de guerra fria e confronto em bloco precisam ser rejeitados

AngolaPolítica

Biden elogia Angola na defesa do meio ambiente

Assine nossa Newsletter