Início Eleitos Impulsionar o comércio online para apoiar as PME na diversificação e novas tecnologias

Impulsionar o comércio online para apoiar as PME na diversificação e novas tecnologias

Lo Choi InLo Choi In

O Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, realçou recentemente que a inteligência artificial e o metaverso são tendências de desenvolvimento futuro que podem ajudar a promover a diversificação económica de Macau. Definir no que consiste o metaverso é difícil e tal criou muita discussão entre a comunidade local. Resumidamente, abrange uma grande variedade de conteúdos e categorias e pode ser aplicado de várias formas. Para simplificar, pode ser definido como uma rede de mundos virtuais, que tenta replicar a realidade com foco na conexão social.

O conceito tem-se desenvolvido principalmente no setor de comércio online, que apesar de uma pandemia e recessão global, manteve a sua pujança. A China já se afirmou como líder global no metaverso, no boom do comércio online de todas as indústrias relacionadas e na criação de um número significativo de novas empresas e empregos no país. Cabe agora ao Governo da RAEM auxiliar a recuperação económica durante a pandemia. E, para promover esta reabilitação e diversificação industrial, devemos primeiro garantir que o comércio online cresce em linha com o desenvolvimento nacional e global.

Além da expansão do segmento de mercado e criação de emprego, este crescimento oferece ainda a micro, pequenas, médias e grandes empresas, assim como comerciantes e marcas locais, uma nova área de negócios.

Há uma série de empresas em Macau a desenvolver ativamente e a investir em plataformas deste setor. Todavia, estando a indústria numa fase inicial, enfrentam inúmeros desafios e limitações, sendo essencial o apoio do Governo. É esperado que assista no desenvolvimento da indústria de comércio online transfronteiriço, nomeadamente de três formas:

– Inicialmente, devem ser oferecidos incentivos para reduzir custos transfronteiriços, incluindo subsídios de apoio a taxas alfandegárias, logística e armazéns, assim como custos adicionais na utilização de plataformas de venda e pagamento online para assegurar a competitividade destas empresas.

– Promover atividades que fomentem plataformas de comércio online transfronteiriço entre Macau e o mercado da China continental. Devem também ser oferecidos benefícios aos participantes destas atividades, mostrando o compromisso em promover o comércio online transfronteiriço e em aumentar a divulgação e número de vendas de marcas locais no mercado da China continental.

– Oferecer melhor apoio a talentos locais, encorajando mais jovens a participar nesta indústria emergente através de projetos financiados e programas de formação profissional. São necessárias ferramentas de qualidade para criar um bom produto e a indústria de comércio online transfronteiriço é uma ferramenta poderosa no auxílio de empresas locais na “venda e atração de capitais”.

Com o necessário apoio do Governo, as pequenas e médias empresas locais podem sobreviver e crescer. Simultaneamente, promove-se a integração da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin a longo prazo, bem como uma base para o desenvolvimento futuro da inovação tecnológica em Macau.

*Aliança de Sustento e Economia de Macau/Deputada da Assembleia Legislativa de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!