Zelenska na Web Summit: Rússia põe a tecnologia “ao serviço do terror”

por Gonçalo Lopes

“Confesso que no que concerne à tecnologia sou apenas uma utilizadora”, revelou esta terça-feira em Lisboa, na Web Summit, a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, que acrescentou que a tecnologia tem o poder para mudar o mundo. Basta ver o que está a acontecer no seu país, em que a Rússia põe a tecnologia “ao serviço do terror”.

Aparentemente, referiu Olena Zelenska, a tecnologia é bastante simples. “Mas não é o bastante para salvar vidas”, apontou. No entanto é o bastante para matar.

“As bombas russas deliberadamente escolhem alvos civis”, constatou a mulher do presidente Volodymir Zelenski que acrescentou que as especialidades e os conhecimentos técnicos de pessoas como as que participam no Web Summit estão hoje no campo de batalha, na Ucrânia. No entanto outros tantos “ajudam o país a recuperar”, acrescentou, afirmando que “vocês também podem ajudar a parar este terror”.

Por outro lado “a tecnologia, de muitas formas, aproximou-nos, através das redes sociais”. E permite que pessoas de todo o mundo conheçam, como que em primeira mão, a dimensão da tragédia. Falando em redes sociais Olena Zelenska lembrou que nestes meses de guerra muitas contas nunca mais serão atualizadas. “Porque os seus proprietários morreram.”

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!