“Estou optimista quanto à solução do conflito entre o Rwanda e a RDC, porque já foram dados passos positivos para a sua resolução” - Plataforma Media

“Estou optimista quanto à solução do conflito entre o Rwanda e a RDC, porque já foram dados passos positivos para a sua resolução”

O Chefe de Estado, João Lourenço, disse que foi o convidado de honra no 8º Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África pelo facto de ser o Campeão da Paz e Segurança do continente, título atribuído na Cimeira de Malabo, realizada em Maio deste ano, sob patrocínio da União Africana, em reconhecimento ao empenho na busca de soluções pacíficas, principalmente na Região dos Grandes Lagos

O Chefe de Estado garantiu que está optimista quanto ao conflito entre o Rwanda e a RDC, a julgar pelos passos positivos que já foram dados, no sentido da sua resolução, com realce para a troca de prisioneiros, com a intervenção da mediação angolana. João Lourenço abordou o assunto à margem do 8º Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África, em entrevista à RFI (Rádio França Internacional), tendo sublinhado as conversas, presenciais e ao telefone, mantidas entre os Presidentes Paul Kagame, do Rwanda, e Félix Tshisekedi, da RDC, graças ao trabalho do Governo angolano. Durante a entrevista, o Chefe de Estado afirmou que o dossier Rwanda-RDC vai receber um novo impulso, em virtude de estar mais disponível, uma vez que Angola ultrapassou o condicionamento imposto pela  realização das Eleições Gerais de 24 de Agosto. Na entrevista, que o leitor tem oportunidade de apreciar na íntegra, o Presidente João Lourenço tratou, também, de aspectos sobre a  paz e segurança em África, em particular a situação em Moçambique.          

A África lusófona é convidada de honra nesta 8ª edição do Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança. Por que motivo?
Nós pensamos que terá sido pelo facto de a Cimeira de Malabo, ocorrida em Maio, ter-me colocado na posição de campeão da paz e segurança do continente. Uma vez que a matéria principal deste fórum de Dakar é a paz e segurança, penso que faz todo o sentido que o campeão da paz e segurança do continente fosse o convidado especial desta edição.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
BrasilPolítica

“Terroristas roubaram armas usadas pelo GSI no Planalto do Brasil”

AngolaPolítica

Cessar-fogo na RDC começa a vigorar a partir de sexta-feira

AngolaPolítica

Paz na RDC junta hoje em Luanda Paul Kagame e Félix Tshisekedi

MundoPolítica

Putin vê uma década repleta de ameaças por um Ocidente em pleno declínio

Assine nossa Newsletter