“Angola pode jogar um papel importante na crise energética mundial”

por Gonçalo Lopes

Segunda-feira, 25 de Outubro, após a sua participação no dia inaugural do oitavo Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África, o Presidente da República, João Lourenço, concedeu uma entrevista à enviada especial da RFI ao evento, a jornalista Lígia Anjos.

RFI: A África Lusófona é convidada de honra nesta 8ª edição do fórum internacional de Dakar. Por que motivo?

Presidente João Lourenço: Nós pensamos que terá sido pelo facto da cimeira de Malabo, que teve lugar em Maio, me ter colocado na posição de campeão da paz e segurança do continente. Uma vez que a matéria principal deste fórum de Dakar é paz e segurança, acho que faz todo o sentido que o campeão da paz e segurança do continente fosse o convidado especial desta edição.

RFI: Angola é o mediador do conflito Ruanda-República Democrática do Congo. Houve um encontro este verão em Luanda. Há soluções à vista?

Presidente João Lourenço: Nós estamos bastante optimistas no geral, mais concretamente em relação a este conflito. Temos razões de sobra para estarmos optimistas, uma vez que alguns passos positivos já foram dados, no sentido da resolução do conflito, nomeadamente, e como citei na sala, o facto de ter havido troca de prisioneiros, com a nossa mediação. Além do facto de ter decorrido, em Luanda, a reunião da comissão bilateral ou mista entre os dois países ou ainda o facto de os dois Chefes de Estado terem voltado a falar, pelo menos telefonicamente. Eles têm falado com alguma regularidade e não só por telefone, ainda agora em Nova Iorque, à margem da Assembleia das Nações Unidas, falaram os dois, na presença do Presidente francês, Emmanuel Macron. Nós estamos satisfeitos e acreditamos que o mais rápido possível vamos chegar a um desfecho do conflito.

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!