Coreia do Norte faz disparos contra área de amortecimento com o Sul - Plataforma Media

Coreia do Norte faz disparos contra área de amortecimento com o Sul

A Coreia do Sul criticou a Coreia do Norte esta quarta-feira por realizar disparos de artilharia contra uma “área de amortecimento” marítima instaurada em 2018 na fronteira para reduzir tensões

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul assegurou que foram disparados cerca de 250 tiros de artilharia e denunciou que isso representava uma “clara violação” do acordo de 2018 para evitar hostilidades nessa área. 

“Urgimos firmemente a Coreia do Norte a deter imediatamente suas ações”, disse o exército sul-coreano em comunicado. “As provocações contínuas da Coreia do Norte são ações que minam a paz e a estabilidade”, acrescentou.

Pyongyang explicou nesta quarta que a série de disparos tinha como objetivo contrapor-se “às manobras bélicas do inimigo contra o Norte” na fronteira.

O exército sul-coreano “disparou dezenas de projéteis de múltiplos lança-foguetes na área da frente” durante mais de sete horas em 18 de outubro, disse um porta-voz do comando das forças armadas norte-coreanas em comunicado à agência oficial KCNA.

“As unidades do Exército Popular da Coreia [do Norte] nas frentes leste e oeste abriram fogo ameaçador de advertência em direção ao mar no leste e no oeste”, acrescentou.

O país hermético, que tem capacidade nuclear, incrementou nas últimas semanas seus testes armamentistas, coincidindo com vários exercícios militares de Seul e Washington na região.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Política

Coreia do Norte ordena confinamento em Pyongyang por "mal respiratório"

BrasilPolítica

“Terroristas roubaram armas usadas pelo GSI no Planalto do Brasil”

Política

Coreia do Norte dispara mais três mísseis balísticos de curto alcance

Política

Partido único da Coreia do Norte começa plenário para definir política em 2023

Assine nossa Newsletter