Coreia do Norte faz disparos contra área de amortecimento com o Sul

por Filipa Rodrigues
AFP

A Coreia do Sul criticou a Coreia do Norte esta quarta-feira por realizar disparos de artilharia contra uma “área de amortecimento” marítima instaurada em 2018 na fronteira para reduzir tensões

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul assegurou que foram disparados cerca de 250 tiros de artilharia e denunciou que isso representava uma “clara violação” do acordo de 2018 para evitar hostilidades nessa área. 

“Urgimos firmemente a Coreia do Norte a deter imediatamente suas ações”, disse o exército sul-coreano em comunicado. “As provocações contínuas da Coreia do Norte são ações que minam a paz e a estabilidade”, acrescentou.

Pyongyang explicou nesta quarta que a série de disparos tinha como objetivo contrapor-se “às manobras bélicas do inimigo contra o Norte” na fronteira.

O exército sul-coreano “disparou dezenas de projéteis de múltiplos lança-foguetes na área da frente” durante mais de sete horas em 18 de outubro, disse um porta-voz do comando das forças armadas norte-coreanas em comunicado à agência oficial KCNA.

“As unidades do Exército Popular da Coreia [do Norte] nas frentes leste e oeste abriram fogo ameaçador de advertência em direção ao mar no leste e no oeste”, acrescentou.

O país hermético, que tem capacidade nuclear, incrementou nas últimas semanas seus testes armamentistas, coincidindo com vários exercícios militares de Seul e Washington na região.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!