Ano Saramago: USJ junta-se às comemorações - Plataforma Media

Ano Saramago: USJ junta-se às comemorações

Esteve no Ipor, ontem inaugurou na Universidade de São José, a exposição itinerante “Voltar aos passos que foram dados 1922-2022”, uma das iniciativas que assinalam, em Macau, o ano Saramago. O escritor faria cem anos no próximo dia 16 de Novembro e, desde o ano passado, que o universo do Nobel português tem estado a ser festejado

Em Macau, as comemorações tiveram início, no dia 29 de Setembro, no Instituto Português do Oriente com esta mesma exposição e uma mesa-redonda que integrou a participação de Carlos Reis, o académico à frente da comissão das comemoração do Ano Saramago, em Portugal.

Para esta tarde, a USJ também tem programada a exibição de três episódios da série documental “Herdeiros de Saramago”, dedicada aos vencedores do Prémio Literário. No dia 26 vai ser organizada uma mesa-redonda sobre o tema “Herdeiros de Saramago”.

Entre 3 e 16 de novembro, a exposição “Voltar aos passos que foram dados 1922-2022” passa para a Escola Portuguesa de Macau (EPM), que também organiza oficinas de leitura e exibição de filmes para os alunos.

Vai também, pela primeira vez, anunciar o Prémio José Saramago, criado em Maio para distinguir contos inéditos dos alunos da instituição. As celebrações são organizadas pelo Consulado-Geral de Portugal, e contam com o apoio da Fundação José Saramago e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

À TDM- Rádio Macau, a directora do departamento de Lingua e Cultura, Tânia Ribeiro Marques, considerou importante a participação da USJ nestas comemorações, conforme pode escutar aqui: