Início » Portugal cria reserva estratégica de gás natural

Portugal cria reserva estratégica de gás natural

O Governo português criou uma reserva estratégica de gás natural e estabeleceu medidas extraordinárias e temporárias de reporte de informação e de garantia da segurança de abastecimento de gás, para vigorarem por dois anos, segundo diploma hoje publicado.

Governo quer acautelar eventuais quebras no fornecimento de gás no mercado mundial
Leia também: Pacote de três mil milhões vai reduzir faturas das empresas até 31% na luz e 42% no gás em Portugal

“Não pode excluir-se que eventos extraordinários possam vir a colocar em causa a garantia de abastecimento de gás natural ao Sistema Nacional de Gás (SNG), pelo que importa instituir preventivamente medidas excecionais e temporárias”, explica o Governo, no preâmbulo do decreto-lei publicado em Diário da República.

O diploma determina que os encargos associados à constituição e manutenção da reserva estratégica, incluindo a utilização de infraestruturas reguladas, são integralmente suportados pelos comercializadores de gás em regime de mercado e pelos comercializadores de último recurso retalhistas, mediante prestações pecuniárias mensais a efetuar em benefício da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), com base nos consumos efetivos da sua carteira de clientes.

Leia mais em: Jornal de Notícias

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!