Roupas curtas, apertadas e transparentes. Qatar define regras para as adeptas no Mundial

por Filipa Rodrigues

Pernas, braços e ombros devem estar cobertos e o uso de véu em circunstâncias sociais não é obrigatório, mas recomendado. Organização do Mundial do Qatar apresentou regras de dress code e de protocolo e algumas visam expressamente as mulheres

A organização do Mundial de Futebol do Qatar 2022, que arranca a 20 de novembro e que se estende até 18 de dezembro, revelou as regras que devem ser observadas por visitantes e adeptos das seleções. Entre elas, há normas específicas para dress code, comportamentos, protocolo e interações, que têm sido divulgadas na imprensa internacional, e que visam em particular as mulheres.

Segundo o que tem sido revelado no âmbito de regras do “faça e não faça” no documento de 16 páginas que tem vindo a ser citado por jornais como o britânico The Independent ou a revista francesa Elle, as fãs femininas não podem usar roupas demasiado curtas, apertadas e transparentes. “Uso de camisas sem mangas, vestidos ou saias curtas, meias curtas, tops curtos será estritamente proibido”, referem as publicações. Mostrar decotes, pernas, braços e ombros despidos está completamente fora de questão.

O uso do véu é exigido em locais de culto, mas fora deles não é apresentado como obrigatório. Porém, é recomendado como forma de “integrar e respeitar a cultura local e evitar atenção indesejada”. Já sobre os comportamentos, recomenda-se contenção e absoluta discrição. O documento recomenda que se evite o toque de mãos, os abraços em público.

Leia mais em Delas

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!