Lembrança do último show dos Beatles é recuperada 55 anos depois - Plataforma Media

Lembrança do último show dos Beatles é recuperada 55 anos depois

Uma toalha de mesa na qual os quatro integrantes dos Beatles desenharam antes de um show em 1966, na Califórnia, foi devolvida aos donos mais de cinco décadas após ter sido roubada

Esta peça única foi criada pelos membros da banda, enquanto participavam de uma comemoração em um restaurante antes de um show em Candlestick Park, em San Francisco, sua última atuação com ingressos vendidos.

A refeição ficou a cargo do fornecedor local, Joe Vilardi, e na toalha de mesa deixaram sua marca os ‘Fab Four’, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, além da cantora de ‘folk music’ Joan Baez.

Ao invés de colocá-la para lavar, Vilardi decidiu emoldurar e exibir a peça na vitrine de seu estabelecimento, de onde foi roubada durante uma noite menos de uma semana depois.

Mais de 50 anos de mistério terminaram em 2021, quando o neto de Vilardi, Michael Vilardi, recebeu um telefonema do Texas. “Era uma senhora, perguntando se nossa família tinha uma empresa de catering em San Francisco, e tive a sensação de que saberia algo sobre a toalha”, contou à AFP.

“Seu irmão estava com a toalha de mesa, não sabia o que fazer com ela e a guardou por todos estes anos”, disse. O homem havia recebido a peça como pagamento de uma dívida de alguém que lhe disse que era valiosa, contou Vilardi. 

“Tentou vendê-la, mas como era roubada, podia ter tido problemas, então sua irmã o convenceu a devolvê-la”. 

Foi assim que a toalha de mesa, que foi bem conservada durante sua longa ausência, voltou às mãos de Vilardi. “Foi um momento muito emocionante porque não sabíamos se a veríamos. Todos crescemos ouvindo a história, mas nenhum de nós tinha visto a toalha de mesa”.

Agora, esta peça única que faz parte da história dos The Beatles, que tem o desenho de Lennon de um pôr-do-sol amarelo e uma série de esboços de retratos feitos por McCartney e Baez, assim como as assinaturas de Starr e Harrison, será vendida em um leilão online.

A casa de leilões Bonhams estima que seu valor possa chegar a 25.000 dólares quando a venda for encerrada, em 19 de outubro.

O show no Candlestick Park entrou para a história como a última apresentação comercial da banda, que anunciou sua separação após esta turnê pela América do Norte.

Mais de 50 anos depois, a “Beatlemania” sobrevive e as lembranças do grupo continuam despertando o interesse de fãs de todas as gerações e alcançando preços exorbitantes em leilões.

Em 2015, o primeiro contrato fonográfico assinado pelos Beatles foi vendido em um leilão em Nova York por 75.000 dólares.

Related posts
BrasilCultura

Lula assina decreto com regras de apoio ao setor cultural

Cabo VerdeCultura

Paulino Vieira diz que sucesso de Cesária condenou a música de Cabo Verde ao extermínio

Sociedade

Bíblia hebraica mais antiga vai a leilão e pode atingir os 46 milhões de euros

Cabo VerdeCultura

Carmen Souza edita novo álbum esta semana que vai apresentar em digressão em Portugal

Assine nossa Newsletter