Início Atualidade Bolsonaro volta a questionar sistema eleitoral

Bolsonaro volta a questionar sistema eleitoral

AFP

O presidente Jair Bolsonaro voltou a colocar em dúvida esta terça-feira a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, nas vésperas da segunda volta das eleições presidenciais, no próximo dia 30

“Tenho certeza de que o resultado será aquele que todos nós esperamos, até porque o outro lado não consegue reunir ninguém. Todos nós desconfiamos”, disse Bolsonaro durante um ato para apoiadores em Pelotas, Rio Grande do Sul. “Como pode aquele cara ter tantos votos se o povo não está ao lado do mesmo?”

O presidente, que busca a reeleição, apontou em diversas ocasiões, sem apresentar provas, a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas, e chegou a ameaçar não reconhecer os resultados caso perca as eleições. No entanto, havia moderado seu discurso na reta final da campanha, antes do primeiro turno.

Ao levantar novas suspeitas sobre o sistema eleitoral, Bolsonaro pediu aos eleitores que permaneçam “na região da seção eleitoral até a apuração do resultado”. A lei eleitoral “proíbe, até o fim do horário de votação, a aglomeração de pessoas a modo de manifestação coletiva”.

Órgãos e especialistas internacionais atuaram como observadores no primeiro turno. Uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) informou que a votação ocorreu “normalmente e em ordem”, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!