Coreia do Sul promete "resposta firme" depois de disparo de míssil norte-coreano - Plataforma Media

Coreia do Sul promete “resposta firme” depois de disparo de míssil norte-coreano

O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, prometeu hoje “uma resposta firme” ao disparo de um míssil balístico de médio alcance pela Coreia do Norte

Esta “última provocação” da Coreia do Norte “viola claramente os princípios universais e as normas das Nações Unidas” e [o Presidente sul-coreano] ordenou uma resposta firme e [a tomada] de medidas apropriadas em cooperação com os Estados Unidos e a comunidade internacional”, indicou a presidência.

O disparo do míssil, que sobrevoou o norte do Japão, desencadeou os primeiros alertas em cinco anos para moradores, aos quais foi pedido para abandonarem edifícios, de acordo com o governo japonês.

Obrigou também à suspensão temporária da circulação ferroviária na região de Aomori e na ilha de Hokkaido, no norte do arquipélago, acrescentou.

As autoridades japonesas adiantaram que o projétil terá caído no oceano Pacífico.

A Coreia do Sul também detetou o lançamento norte-coreano, em direção às águas orientais do norte.

Este disparo é a quinta ronda de testes de armas da Coreia do Norte nos últimos dez dias, numa aparente resposta aos exercícios militares entre Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, decorridos no final do mês passado, pela primeira vez em cinco anos.

Pyongyang considera os exercícios militares liderados pelos EUA na região, particularmente com a Coreia do Sul, como uma preparação para uma invasão, embora Washington e Seul tenham negado repetidamente qualquer intenção de atacar o Norte.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

Related posts
Política

Coreia do Norte ordena confinamento em Pyongyang por "mal respiratório"

Política

Coreia do Norte dispara mais três mísseis balísticos de curto alcance

Política

Partido único da Coreia do Norte começa plenário para definir política em 2023

Política

Coreia do Sul faz disparos de aviso após drones norte-coreanos violarem espaço aéreo

Assine nossa Newsletter