Epidemia de gripe aviária é a maior de sempre na Europa - Plataforma Media

Epidemia de gripe aviária é a maior de sempre na Europa

Dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) indicam que a época de gripe aviária de alta patogenicidade é a “maior observada na Europa”, com um total de 2467 surtos em aves de capoeira, 48 milhões de aves abatidas nos estabelecimentos afetados e 187 deteções em aves de cativeiro.

Além disso, foram registados 3573 casos de gripe aviária de alta patogenicidade em aves selvagens, avança ainda o relatório da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês) e do ECDC.

Leia ainda: “Temos de continuar a ter a perceção do risco” da Covid-19

A agência europeia alerta que, para além do número de casos registados, a “extensão geográfica do surto é inédita”, tendo em conta que vai desde as ilhas Svalbard, um arquipélago no Ártico que pertence à Noruega, até ao sul de Portugal e ao leste à Ucrânia, afetando 37 países da Europa.

“Apesar do número excecionalmente grande de casos recentemente detetados em aves, bem como de numerosos eventos de transmissão de gripe aviária a diferentes espécies de mamíferos, não foi observada qualquer transmissão humana na União Europeia e no Espaço Económico Europeu (UE/EEE) nos últimos anos”, adiantou o ECDC.

Leia mais em Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MundoSociedade

Covid-19 mata três vezes mais em hospitais do que a gripe

PortugalSociedade

Vacina da gripe não vai chegar para todos em Portugal

ChinaSociedade

Escândalos de vacinas assombram campanha de vacinação contra gripe na China

Lifestyle

Especialistas afirmam que uso de máscara pode prevenir gripe sazonal

Assine nossa Newsletter