Líderes de Israel e Palestina concordam em cooperar para restabelecer segurança - Plataforma Media

Líderes de Israel e Palestina concordam em cooperar para restabelecer segurança

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmoud Abbas, e o chefe de Estado israelita, Isaac Herzog, concordaram em trabalhar juntos para “restabelecer a tranquilidade e a segurança” na região, após um pico de tensão nas últimas semanas

“Herzog enfatizou a necessidade de manter e promover relação de vizinhança entre as nações e a importância de atividades conjuntas para garantir a calma e parar a violência e as forças extremistas”, disse o gabinete do Presidente israelita.

Tanto o gabinete de Herzog como a agência oficial de notícias palestiniana, Wafa, confirmaram que a conversa por telefone de terça-feira entre os dois foi iniciada por Abbas, para cumprimentar o líder israelita devido ao Ano Novo judaico.

O porta-voz do Presidente de Israel enfatizou ainda que “ambos os líderes expressaram a sua esperança de que no próximo ano a cooperação civil e de segurança (entre Israel e a ANP) melhore e a tranquilidade e a segurança sejam restauradas”.

Essas declarações reafirmam a cooperação entre os dois num momento de instabilidade, após uma série de ataques palestinianos contra alvos militares ou colonatos israelitas nas últimas semanas.

O foco principal da violência é a Cisjordânia ocupada, especialmente nas cidades de Jenin e Nablus, onde Israel acredita que as forças de segurança da ANP estão a perder o controlo para grupos armados palestinianos locais.

Os confrontos com militantes locais já deixaram quase uma centena de palestinianos mortos, além de mais de 2.000 detenções.

Related posts
MundoPolítica

AI pede ao TPI que investigue possíveis crimes de guerra em Gaza

MundoPolítica

Presidentes de EUA e México discutem migração, segurança e desenvolvimento

Mundo

Não há paz e segurança duradouras sem combate às alterações climáticas

ChinaMundo

China está a usar criptomoedas para espalhar influência mundial, avisa Reino Unido

Assine nossa Newsletter