Lei destinada a induzir guerra por procuração - Plataforma Media

Lei destinada a induzir guerra por procuração

A aprovação do Comité de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos da chamada Lei de Política de Taiwan marca outro passo perigoso em direção a uma luz verde sendo dada ao país que fornece assistência militar direta à ilha chinesa.

Os EUA vendem armas para Taiwan há décadas, mas o novo projeto de lei vai além, fornecendo assistência de segurança dos EUA de US$ 4,5 bilhões à ilha ao longo de quatro anos, e também estabelece sanções ao continente chinês se recorrer ao uso da força para realizar a reunificação nacional.

Embora a Casa Branca não tenha dito se o presidente Joe Biden assinará a lei, o forte apoio bipartidário que conquistou no Congresso pode forçar a sua mão caso passe por uma votação total no Senado e na Câmara dos Representantes, sendo esperar que um apoio suficiente para anular um veto presidencial.

Se isso acontecer, não será apenas um movimento do lado dos EUA para mudar unilateralmente o status quo do Estreito de Taiwan, mas também um incidente decisivo no desenvolvimento das relações sino-americanas, pois irá pisar seriamente a linha vermelha traçada por Pequim, representando uma ameaça grave e direta aos principais interesses nacionais da China.

Também violaria os compromissos que os EUA fizeram com Pequim sobre o estabelecimento de relações diplomáticas, pois o Escritório de Representação Económica e Cultural de Taipei seria renomeado para Escritório de Representação de Taiwan, tornando-se uma embaixada de fato, e o governo dos EUA seria instruído a interagir com Taiwan como faria com qualquer governo.

O conteúdo da lei nega essencialmente os três comunicados conjuntos sino-americanos, que são vinculantes em termos de direito internacional. Expõe que o direito internacional não passa de uma piada para Washington. Se ele atropela aleatoriamente as normas básicas das relações internacionais e não está disposto a honrar suas palavras, como os EUA podem ter a confiança da comunidade internacional?

O senador Bob Menendez, membro do Partido Democrata que chefia o Comité de Relações Exteriores do Senado, disse que os EUA “não procuram guerra ou tensões aumentadas com Pequim” e “estamos reduzindo cuidadosa e estrategicamente as ameaças existenciais enfrentadas por Taiwan, aumentando o custo de tomar a ilha à força para que se torne um risco muito alto e inatingível.”

Isso mostra que os legisladores dos EUA subestimam perigosamente a determinação e a capacidade de Pequim de impedir que a ilha seja separada da pátria. O que a Lei fará se se tornar lei, simplesmente transformará a ilha em outro representante dos EUA numa guerra que alguns de seus legisladores parecem ansiosos para começar.

Este artigo está disponível em: English