Início » Reserva financeira de Macau perde 535 milhões de euros em julho

Reserva financeira de Macau perde 535 milhões de euros em julho

A reserva financeira de Macau perdeu valor pelo sétimo mês consecutivo, registando uma queda de 4,33 mil milhões de patacas (535,3 milhões de euros) em julho, indicam dados divulgados hoje pelas autoridades.

A reversa financeira da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) cifrou-se em menos de 593 mil milhões de patacas (73,3 mil milhões de euros) no final de julho, de acordo com a informação publicada no Boletim Oficial pela Autoridade Monetária de Macau.

Leia também: Alvin Chau diz que apostas ilícitas são recorrentes em Macau

É o valor mais baixo registado pela reserva financeira desde maio de 2020, altura em que a China continental tinha imposto uma quarentena obrigatória a pessoas vindas de Macau, afetando a principal indústria da cidade, o jogo.

O valor da reserva extraordinária era de 424,8 mil milhões de patacas (52,5 mil milhões de euros) e a reserva básica, equivalente a 150% do orçamento público de Macau para 2022, era de 185,1 mil milhões de patacas (22,9 mil milhões de euros).

Leia também: Número de visitantes em Macau caiu 19 por cento

O parlamento de Macau aprovou em 21 de julho um aumento do orçamento no valor de 35,1 mil milhões de patacas (4,5 mil milhões de euros), utilizando verbas da reserva extraordinária para aplicar medidas de apoio financeiro.

A região administrativa especial chinesa enfrentou em junho e em julho o pior surto de covid-19. Desde o início da pandemia, registou seis mortos e 2.344 infetados (793 casos confirmados e 1.597 assintomáticos).

A reserva financeira de Macau é maioritariamente composta por depósitos e contas correntes no valor de 264,7 mil milhões de patacas (32,7 mil milhões de euros), títulos de crédito no montante de 153,1 mil milhões de patacas (18,9 mil milhões de euros) e até 175 mil milhões de patacas (21,6 mil milhões de euros) em investimentos subcontratados.

Leia também: Covid-19: Macau relaxa requerimentos a quem voa para o estrangeiro

Mesmo no cenário de crise económica criada pela pandemia da covid-19, a reserva financeira de Macau tinha crescido em 2020 e 2021, apesar do Governo ter injetado mais de 90 mil milhões de patacas (mais de 11 mil milhões de euros) no orçamento para suportar despesas extraordinárias que resultaram de um plano de ajuda e benefícios fiscais para a população e para pequenas e médias empresas.

As autoridades da região concederam já este ano mais de 1,9 mil milhões de euros à população, ao abrigo do plano de comparticipação pecuniária e do programa de “apoio pecuniário a trabalhadores, profissionais liberais e operadores de estabelecimentos comerciais” aprovado em julho.

Leia também: Fórum em Macau sobre infraestruturas discute reforço da cooperação sino-lusófona

Em 09 de agosto, o chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, avisou que a reserva financeira “não é abundante” e “é preciso ter cautela” na utilização para financiar apoios face à crise económica causada pela pandemia.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!