Lina Wertmüller homenageada pela Embaixada de Itália em Lisboa

por Filipa Rodrigues

Ciclo de cinema exalta o trabalho da primeira mulher a concorrer aos Óscares de melhor realização. O filme Ferido na Honra será disponibilizado em streaming gratuito entre 16 e 18 de setembro

Entre 16 e 18 de setembro, a Embaixada de Itália em Lisboa vai dar a conhecer o cinema de Lina Wertmüller, realizadora italiana falecida em 2021, com 93 anos, através de streaming gratuito do filme Ferido na Honra.

Vencedora do Óscar honorário em 2019, Wertmüller foi a primeira mulher a concorrer aos Óscares de melhor realização, em 1977, com três nomeações para o filme Pasqualino das Sete Beldades.

Segundo comunicado da Embaixada de Itália em Lisboa, a iniciativa encerra o ciclo de cinema Ciao Lina!, que a Embaixada de Itália em Lisboa dedicou durante o mês de setembro à realizadora Lina Wertmüller, ao longo de quatro noites de cinema ao ar livre no magnífico cenário do pátio do Palácio Pombeiro, sede da Residência de Itália, edifício conhecido pelo precioso património azulejar que adorna os espaços exteriores.

Ainda de acordo com a mesma fonte, os filmes escolhidos para prestar homenagem à realizadora italiana foram Ferido na Honra (1972), Filme de Amor e Anarquia (1973), Os Inactivos (1963) e Pasqualino das Sete Beldades (1975). Para alargar a iniciativa a um público mais vasto, a Embaixada de Itália disponibilizará, assim, e através de streaming gratuito, o filme que abriu o ciclo. Mimì Metallurgico ferito nell”onore (Ferido na Honra) estará disponível na plataforma Vimeo durante 72 horas, desde a meia-noite de sexta-feira, 16 de setembro, até às 23:59 de domingo, 18 de setembro, com legendas em português.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!