Início Angola Exportações de petróleo rendem 584,1 mil milhões de kwanzas a Angola

Exportações de petróleo rendem 584,1 mil milhões de kwanzas a Angola

Os dados constam do mais recente relatório do Ministério das Finanças sobre a receita da petrolífera, compilado a partir das declarações fiscais submetidas à Administração Geral Tributária (AGT), incluindo a Concessionária Nacional – Agência Nacional de Biocombustíveis, Petróleo e Gás (ANPG).

Do total da receita registada, 413,7 mil milhões de kwanzas são entradas da Concessionária, enquanto os Imposto sobre a Produção Petrolífera (IPP) renderam 25 mil milhões de kwanzas; o Imposto sobre o Rendimento de Petróleo (IRP) 91,7 mil milhões e o Imposto sobre a Transacção do Petróleo (ITP) valeu, no mês, 53,5 mil milhões de kwanzas.

O Bloco 17 com 11,5 milhões de barris explorados e um preço de 113,3 dólares gerou uma entrada de 193,2 mil milhões, valendo-lhe a posição de maior fonte de arrecadação financeira petrolífera.

Leia ainda: Receita petrolífera de Agosto estimada em 1,25 mil milhões de dólares

De acordo com os analistas da Consultora NGP (Ngola Papel), este desempenho foi sobrevalorizado pelo nível de receitas fiscais captadas no Bloco 0A Cabinda, que em Julho concentrou 50 por cento do total das receitas arrecadadas, o equivalente a 1,65 mil milhões de dólares, tendo reduzido para 142 milhões, em Agosto.

Dar nota que o Bloco 0, em Cabinda, é operada pela Cabinda Golf Oil, uma subsidiária da Chevron com uma participação de 39,2 por cento. Tendo como empreiteiro a Sonangol E.P, com uma participação de 41 por cento, a Total Energy com 10 por cento e a Eni Angola com uma quota de 9,8 por cento.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!