Observador eleitoral de Angola refere que “ambiente foi favorável ao exercício do direito de voto”

por Mei Mei Wong
Mazarino da Cunha

A Missão de Observação Eleitoral do Observatório Eleitoral Angolano (MOEOBEA) disse, ontem, em Luanda, que o ambiente registado no dia 24, na sequência das Eleições Gerais de 24 de Agosto, nas áreas urbanas e rurais, foi favorável ao exercício de voto, apelando à CNE e às forças políticas concorrentes a cumprirem a lei.

Membros da MOEOBEA afirmaram que os eleitores votaram sem constrangimentos. A MOEOBEA congregou 61 ONGs e três igrejas, nomeadamente a Católica, Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) e a Evangélica Baptista em Angola (IEBA), sendo coordenada, tecnicamente, pelo Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia  (IASED), Comissão Episcopal de Justiça e Paz da CEAST, Acção para o Desenvolvimento  Rural e Ambiente (ADRA) e pelas associações PALCA e Projecto AGIR.

Leia mais sobre o assunto: As eleições gerais de Angola em dez perguntas

No total, a MOEOBEA operou com 117 observadores, credenciados pela CNE, distribuídos pelos 164 municípios do país, onde observaram o processo eleitoral, desde o dia 4 de Agosto. Nessas áreas, acompanhou a contagem, divulgação dos resultados e, desta forma, continua  a  observar o presente período das reclamações e do contencioso eleitoral de alguns partidos políticos, perante a CNE e o Tribunal Constitucional, respectivamente.

Leia mais em: Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!