EUA destaca mediação de Angola no diferendo entre RDC e Rwanda

por Mei Mei Wong

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, destacou, em Kinshasa, o papel de Angola e do Quénia na mediação do diferendo entre a República Democrática do Congo e o Rwanda.

O que nós (EUA) fazemos diariamente é garantir que os Estados Unidos possam apoiar a mediação internacional gerida pelo Quénia e Angola, trazer de volta a paz, a segurança e a estabilidade”, disse Antony Blinken, citado pela a Agência Congolesa de Imprensa.

Leia também: Parcerias estratégicas marcam relações diplomáticas entre Angola e EUA

Antony Blinken chegou a Kinshasa à frente de uma grande delegação do seu país, após uma visita de trabalho à África do Sul. De acordo com a imprensa internacional, a visita ao continente africano do secretário de Estado norte-americano visa reforçar o diálogo EUA-África, bem como procurar atenuar a influência russa no continente.

Citado pela Agência Congolesa de Imprensa, o diplomata americano pediu ao M23 e a todos os outros grupos armados que “cessem as suas actividades violentas, desmilitarizem e prossigam os esforços de normalização que são imperativos”.

O vice-primeiro-ministro da RDC, Christophe Lutundula, indicou, por sua vez, que as delegações dos EUA e do Congo discutiram questões de interesse comum.

Leia mais em: Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!