Início » Ministro da Indústria da China é investigado por corrupção

Ministro da Indústria da China é investigado por corrupção

O ministro da Indústria e Tecnologia da Informação na China está sob investigação por corrupção, informou a mídia estatal nesta quinta-feira (28). A investigação contra Xiao Yaqing vem à tona meses antes do início de um importante congresso do Partido Comunista Chinês (PCC). Durante o congresso, a expectativa é da autorização do terceiro mandato do presidente Xi Jinping à frente do partido.

Desde a chegada no poder de Xi, em 2012, ao menos um milhão e meio de funcionários do PCC foram punidos por corrupção. A campanha é amplamente elogiada pela opinião pública, mas seus opositores acreditam que seja usada para eliminar adversários políticos internos do campo presidencial.

Leia também: China concentrar-se-á em abordar desenvolvimento “desequilibrado e incompleto” nos próximos 5 anos, diz Xi

Xiao é acusado de “violação da disciplina e da lei” e está sob “investigação” pelo órgão disciplinar interno do PCC, segundo a televisão pública CCTV, sem informar mais detalhes.

No começo dos anos 1980, Xiao Yaqing começou a carreira como engenheiro de uma fábria, antes de ascender gradualmente na hierarquia do PCC e dirigir a Autoridade Reguladora do Mercado.

Em julho de 2020, foi nomeado ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, uma posição-chave para as ambições chinesas em relação aos veículos elétricos e a implementação da rede 5G no país.

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!