Tecnologias inteligentes: o mundo digital a ganhar uma nova alma

por Gonçalo Lopes

Numa época na qual cada vez mais nos ligamos com interações digitais, não é de estranhar a evolução da tecnologia nos mais diversos setores da sociedade.

No entanto, existem tipos de tecnologia que se têm destacado devido às suas características que vieram acrescentar valor a muitos serviços e produtos.

Nesse sentido vejamos então o contexto das tecnologias e alguns exemplos da sua aplicação.

O que é tecnologia inteligente?

A tecnologia inteligente é um conjunto de sistemas integrados e desenvolvidos para ajudar empresas e grandes áreas de negócio a responderem em tempo real à evolução do mercado. Seja no setor público, financeiro ou, até mesmo, no retalho, são tecnologias que acrescentam a componente tecnológica aos serviços e produtos desses setores.

São tecnologias que permitem subir o nível de processos de fabrico, otimização interações com parceiros e, acima de tudo, permitem uma melhor resposta aos consumidores finais.

Principais características das tecnologias inteligentes

Com efeito, além de toda esta integração a tecnologia inteligente traz então valências fundamentais para o salto tecnológico de cada setor. As principais são:

Otimização e gestão de processos

Uma das grandes vantagens da aplicação deste tipo de tecnologias é exatamente a possibilidade de controlar todo um processo de ponta a ponta. Quer isto dizer que, são este tipo de tecnologia que torna a gestão de stocks mais eficiente, controlam custos e, mais importante, tornam mais controláveis os processos, com um sentido de previsão e em tempo real.

Eficiência

Outra valência é exatamente a eficiência. Este extra é uma das essências das aplicações deste tipo de tecnologia. Isto porque, permitem controlar os recursos consoante o que verdadeiramente se precisa. Desta forma, reduzem-se as margens de erro e desperdício. Um destes exemplos é o setor industrial.

Automatismos

O caminho tecnológico traz outro cenário aos mercados: a substituição da mão de obra humana em certas funções. Em muitos casos, os processos tecnológicos foram desenvolvidos exatamente para isso, retirar carga de trabalho e, dessa forma, tornar tudo controlável à distância de programação e controlo remoto.
Vejamos agora, quais tecnologias estão em destaque nos mercados.

Exemplos de tecnologias inteligentes

Inteligência Artificial

Falar de inteligência artificial é abordar uma série de serviços e produtos que ganham vida através de programação e algoritmos. São componentes digitais com capacidade de gerar conhecimento por aprendizagem de máquinas com base nos dados coletados e comportamentos identificados.

No fundo, a inteligência artificial é a alma do outro lado do digital, a essência de vários serviços ou produtos que suportam processos mais complexos e agem de acordo ao estímulo do utilizador. Vejamos alguns exemplos:

  • Desportos mentais. No caso, os maiores exemplos são o xadrez e o poker. Ambas disciplinas, com a transformação digital, ganharam uma vida online. O xadrez ganhou portais web como Chess.com, no qual é possível aprender e defrontar a máquina. Neste caso,  a inteligência artificial esta é desenhada com código específico para nivelar as partidas. O poker  tem em plataformas especializadas online como a PokerStars, algoritmos inteligentes que automatizam as partidas tornando-as mais justas, consoante a experiência do utilizador. Sendo que, estes próprios algoritmos adaptam-se e moldam-se aos jogadores.
  • Casas. Um dos maiores exemplos deste tipo de IA é o facto de atualmente o imobiliário apostar cada vez mais no conceito smart home, onde eletrodomésticos e dispositivos podem controlar diversas partes da casa por meio de uma simples aplicação ou até mesmo com assistentes inteligentes nativos. Lojas como a Smartify são especialistas em venda de dispositivos inteligentes.
  • Assistentes virtuais. Outro dos exemplos de tecnologia inteligente ao serviço do mercado de consumo são os chatsbots. Estes são assistentes virtuais podem ser encontrados em muitos websites. Plataformas como a Kwanko oferecem serviços de implementação de chatbots.

Blockchain

Outra das tecnologias inteligentes em constante desenvolvimento é a blockchain. A cadeia de bloco que comunica uma informação de um ponto para outro tem trabalhado especialmente com força nos mercados financeiros. Um desses exemplos são as criptomoedas, na qual muitas delas assentam o seu propósito neste tipo de tecnologia para assegurar a mineração, transações e o próprio investimento nas moedas digitais.

IoT (Internet of Things)

Esta provavelmente é a tecnologia que apresenta um nome mais incomum. Mas, no seu conceito é também das mais importantes. E porquê? Porque é a que traz a internet e o componente digital de interação com aplicações a eletrodomésticos, carros, smartphones, gadgets, etc.

Por outras palavras, quem diria que uma máquina de café poderia ter uma ligação à internet? Isto é IoT. Em português, a Internet das Coisas.

Com efeito, este é então o caminho que as tecnologias trouxeram para os mercados e setores da sociedade. Recentemente, face à sua evolução o governo de Macau assumiu pretender ser uma referência neste campo.

Será que o continente asiático vai aproveitar para desenvolver ainda mais este tipo de tecnologia?

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!