Início Atualidade Superfície queimada pelos incêndios florestais na UE superou a de 2021

Superfície queimada pelos incêndios florestais na UE superou a de 2021

Os incêndios florestais devastaram 517.881 hectares na Europa desde o início do ano, superando toda a área queimada em 2021, segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS). 

O serviço de vigilância dos 27 países da União Europeia (UE) divulgou este relatório com dados atualizados a partir de 16 de julho, numa altura em que a região da Europa Ocidental foi duramente atingida por uma onda de calor que gerou grandes incêndios esta semana. 

A área queimada até agora este ano é equivalente à de Trinidad e Tobago, no Caribe. 

Leia também: Incêndios: Arderam quase 58 mil hectares este ano. Mais do dobro que em 2021

Em 2021, ano que viu grandes incêndios na Itália e na Grécia, 470.359 hectares (4.700 km2) queimaram em todos os países da UE, segundo dados compilados pela EFFIS.

Se a tendência se confirmar, 2022 poderá igualar ou superar a área queimada em 2017, o pior ano já registrado, com 988.087 hectares de vegetação queimados, área equivalente à do Líbano. 

Leia também: Calor: mais de 40 edifícios destruídos por incêndios em Londres

“A situação é ainda pior do que previmos, embora esperássemos anomalias de temperatura graças às previsões (meteorológicas) a longo prazo”, disse à AFP Jesús San Miguel, coordenador da EFFIS.  San Miguel destacou que “a onda de calor é decisiva” e “está claramente ligada ao aquecimento global”. 

“Sabíamos que ia ser um ano difícil e estimamos que vai continuar, não estamos nem na metade da época de incêndios”, disse San Miguel, numa semana em que a Europa Ocidental sofreu uma onda de calor incomum que gerou incêndios graves.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!