Mario Draghi propõe novo pacto em Itália

por Gonçalo Lopes

O primeiro-ministro italiano Mario Draghi assegurou esta quarta-feira ao Senado que a única saída para a crise política pela qual Itália está a atravessar é chegar a um novo “acordo” entre as partes em disputa.

“O único caminho a seguir, se quisermos ficar juntos, é reconstruir um pacto (de governo) com coragem, abnegação e credibilidade”, propôs Draghi depois de perder o apoio de um partido de coligação nacional que presidiu na semana passada.

Durante o seu discurso, que terminará com uma moção de confiança, Draghi alertou que “a Itália não precisa de mostrar confiança aparente, que desaparece quando se trata de tomar medidas difíceis“.

O ex-presidente do Banco Central Europeu questionou diretamente os partidos da sua ampla coligação que inclui direita e esquerda: “Vocês, partidos e parlamentares, estão prontos para reconstruir esse pacto? Estão prontos para confirmar esse esforço dos primeiros meses e que depois ficou mais fraco?”, questionou.

“A resposta a essa pergunta não deve ser dada a mim, mas a todos os italianos”, afirmou. “Itália é forte quando está unida”, acrescentou.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!