COVID-19: OMS alerta para "outono e inverno difíceis" na Europa - Plataforma Media

COVID-19: OMS alerta para “outono e inverno difíceis” na Europa

Segundo a OMS na Europa, a tendência de aumento do número de novos casos de covid-19, que triplicaram na região nas últimas seis semanas, deverá manter-se com o fim das férias de verão, a reabertura das escolas e o convívio social a fazer-se mais em espaços fechados com a chegada do frio.

A par do aumento de casos, a “diminuição da vigilância do vírus” deixa antever “um outono e inverno difíceis” na Europa, de acordo com o diretor da OMS na Europa, Hans Kluge, que pediu aos países que “respondam com urgência” às falhas na monitorização da pandemia para que possam ser evitadas mortes e perturbações sérias nos serviços de saúde.

Apesar de as admissões nos cuidados intensivos hospitalares continuarem “relativamente baixas”, perto de três mil pessoas morrem ainda de covid-19 na Europa todas as semanas.

Como estratégia para o outono e inverno, a OMS recomenda o aumento do índice de vacinação, uma segunda dose de reforço para as pessoas imunodeprimidas com mais de cinco anos e os seus contactos próximos, o uso de máscara em ambientes fechados e nos transportes públicos, a ventilação de espaços como escolas e escritórios e o rastreio rápido de casos.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MundoSociedade

OMS recomenda não utilizar dois medicamentos anticovid com anticorpos

MundoSociedade

Covid longa. Mais de 17 milhões sofreram com a doença na Europa

Política

Tribunal diz que compra de vacinas na UE foi tardia e não previu falhas

ChinaEconomia

Estratégia ‘zero casos’ é economicamente mais “racional”

Assine nossa Newsletter