Transladação de José Eduardo dos Santos continua a aguardar decisão judicial

por Gonçalo Lopes

O caso encontra-se na Vara de Família do Tribunal Civil de Catalunha, que vai decidir com quais dos familiares deverá ficar o corpo do ex-Presidente da República, se é com a ex-Primeira-Dama da República, Ana Paula dos Santos, e seus filhos, ou com a ala dos filhos liderada por Tchizé dos Santos, que moveu a acção junto daquela instância judicial.

Uma fonte consultada pelo Jornal de Angola dá conta que o caso no tribunal regista um avanço na ordem dos 70 por cento, daí o nosso vaticínio de que a sentença possa ser conhecida nos próximos dias.

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Francisco Furtado, que lidera a delegação representante do Estado angolano, lamentou o facto de a situação ter chegado a este ponto. “O que eu sinto é que não devíamos chegar a este momento que estamos a viver, da imposição de uma ou duas filhas, directamente na tentativa de impedir que os restos mortais do ex-Presidente da República, o Eng. José Eduardo dos Santos, sejam transladados para Angola”, salientou.

Francisco Furtado lembrou que o encontro com a família, realizado no sábado passado (9 de Julho), em Barcelona, sobretudo com a primogénita, Isabel dos Santos e José Paulino dos Santos, que participaram no encontro por áudio chamada, ficou expressa a vontade desta última parte de querer ver o pai sepultado em Luanda, mas em condições que remetiam para a intenção do uso do corpo para outros fins.

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!