Começam negociações políticas na Itália sobre futuro do governo

por Mei Mei Wong
Kelly Velasquez

Os partidos políticos italianos com representação parlamentar iniciam negociações, nas quais está em jogo o futuro do governo de Mario Draghi.

Na quinta-feira (15), sua renúncia, informada depois de perder o apoio do Movimento 5 Estrelas (M5E, antissistema), foi rejeitada pelo presidente Sergio Mattarella.

Draghi, que deve fazer uma viagem oficial à Argélia na segunda e terça-feiras, deverá comparecer ao Parlamento na próxima semana para verificar se tem apoio para permanecer no poder, conforme previsto na Constituição.

Leia também: Primeiro-ministro italiano relaciona tragédia nos Alpes à mudança climática

O primeiro-ministro renunciou ao cargo na quinta-feira à noite, após perder o apoio do M5E, que se absteve de votar uma moção de confiança sobre um decreto-lei que considera contrário aos seus princípios. As negociações para formar uma nova maioria no governo e evitar eleições antecipadas ocuparão o fim de semana, já que os cenários e as possibilidades são muito variados.

Para muitos observadores, é possível que Draghi aceite um segundo mandato com uma maioria diferente, sem o M5E. Isso teria consequências políticas, pois excluiria o vencedor das eleições legislativas de 2018. Por enquanto, nada vazou sobre a posição dos antissistemas. A sigla deixou a porta aberta para o diálogo para recompor o governo, mas, ao mesmo tempo, tende a deixar o Executivo.

“Discutimos, tomamos nota da renúncia de Draghi e continuaremos discutindo”, disse seu líder, Giuseppe Conte.

Por sua vez, o Partido Democrata (PD, esquerda), entre os principais membros da coalizão que apoia Draghi, prometeu trabalhar para uma solução rápida. “Temos cinco dias para o Parlamento confirmar a confiança no Executivo de Draghi e para a Itália sair deste momento dramático”, escreveu seu líder, Enrico Letta, no Twitter.

Antecipar as eleições?

O maior temor dos partidos de esquerda e de centro é que as eleições legislativas sejam antecipadas em seis meses, já que quase todas as pesquisas apontam a direita e a extrema-direita como favoritas.

“Vários líderes políticos acreditam que eleições antecipadas seriam um resultado desejável, porque o governo praticamente perdeu sua capacidade de adotar novas reformas e tomar decisões politicamente difíceis”, comentou à AFP Lorenzo Codogno, economista e professor visitante da London School of Economics.

“Uma eleição antecipada encurtaria uma campanha eleitoral que, de outra forma, seria dolorosamente longa e impediria o governo de funcionar normalmente”, ressaltou.

Já a direita vacila, porque está dividida. Os partidos Forza Italia, de Silvio Berlusconi, e Liga, de Matteo Salvini, os dois integrantes da coalizão de governo, têm dificuldades em explicar os motivos para retirar seu apoio a Draghi em um momento delicado para o país, devido ao aumento da inflação, à nova onda de covid e às consequências da guerra na Ucrânia.