Papa diz que mundo está a viver uma III Guerra Mundial - Plataforma Media

Papa diz que mundo está a viver uma III Guerra Mundial

O papa Francisco avisou na segunda-feira que o mundo está a viver uma III Guerra Mundial “aos bocadinhos”, lembrando que durante anos se têm registado “guerras selvagens de destruição”, como a que vitima a Ucrânia.

“Há anos que vivemos a Terceira Guerra Mundial aos bocadinhos, em capítulos, com guerras por todo o lado, embora a guerra na Ucrânia nos toque mais de perto”, sublinhou numa entrevista em língua espanhola à plataforma de ‘streaming’ ViX da “Noticias Univision 24/7”.

O Papa falou sobre a pandemia de covid-19, a guerra na Europa, escândalos de abuso de crianças na Igreja Católica, aborto, sem se esquivar também a responder a perguntas sobre a sua saúde e rumores de uma possível renúncia.

O sumo pontífice, de 85 anos, falou desde o drama no Iémen e na Síria, à vida encurtada de 30.000 soldados, até aos jovens que morreram no desembarque nas praias da Normandia e aos conflitos bélicos “que são impostos” e que mostram se perdeu “a consciência da guerra”.

E, ainda assim, apesar das tragédias, “a humanidade continua a fabricar armas”, lamentou, acrescentando que a guerra “escraviza”, desumaniza, e que, segundo o catecismo católico, “a utilização e posse de armas nucleares é imoral”.

Sobre a invasão russa da Ucrânia, Francisco disse que prefere falar mais sobre as vítimas do que dos agressores, “do país que é atacado”.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Política

Papa diz que a paz na Ucrânia é possível e reitera vontade de mediar as negociações

Sociedade

Até padres e freiras têm "vício" da pornografia

Política

Papa pede para que se reconsidere uma reforma da ONU

Sociedade

Papa evoca Fátima pedindo orações pela paz

Assine nossa Newsletter