Rato Mickey vai entrar no domínio público em 2024

por Mei Mei Wong
Dora Mota

Rato Mickey vai entrar no domínio público em 2024

Rato Mickey surgiu pela primeira vez em 1928

A partir do dia 1 de janeiro de 2024, a personagem do Rato Mickey, provavelmente a mais icónica da Disney, entra no domínio público devido à caducidade dos direitos de autor ao fim de 95 anos.

A liberdade de usar a imagem do famoso rato criado pela gigante empresa de animação norte-americana terá alguns limites – um deles é que a versão do Mickey que fica isenta dessa restrição de uso é apenas a primeira, surgida em 1 de outubro 1928. Foi num filme de animação a preto e branco com cerca de sete minutos, chamado “Steamboat Wille”, que Mickey se estreou, com uma aparência diferente daquela que conhecemos hoje.

Leia também: Disney de Paris reabre, mas sem abraços do Mickey Mouse

O ratinho, que surgia assobiando e manobrando um barco a vapor, tinha uma imagem menos estilizada, sem as famosas luvas brancas, e mais parecida com um rato propriamente dito, com o focinho mais pontiagudo. É esta versão do famoso ratinho que ficará livre de direitos de autor, uma vez que, nos termos da lei da propriedade intelectual dos Estados Unidos, eles caducam ao cabo de 95 anos.

Subsequentes revisões da lei já permitiram duas extensões deste prazo e, por estarem associadas a pressões da Disney junto do Congresso dos Estados Unidos, a versão atual da lei ficou conhecida, entre outros nomes, como “The Mickey Mouse Protection Act”. Quando o Mickey timoneiro surgiu nos anos de 1920, o prazo garantia uma proteção de 56 anos; que foi estendida para 75 anos (em 1976) e, posteriormente, para os atuais 95 anos.

Leia mais em: Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!